SPAC in Schools, Propagando o Rugby no Brasil

O projeto SPAC in Schools visa difundir o esporte nas escolas públicas e particulares de São Paulo, especialmente as da zona sul. A inserção do esporte na grade curricular das instituições de ensino é um passo importante para sua popularização, conforme se comprovou em países que investiram na medida, tal como Portugal. Para o SPAC Rugby, o projeto apresenta três importantes frentes: a captação de novos atletas para suas equipes, a formação de parcerias com as escolas e a criação de praticantes e entusiastas de maneira geral. Afinal, aumentando a comunidade do rugby paulistano, ajudamos o esporte a crescer.

Colégio Certus
SPAC in Schools

Como instituição formadora, é indubitável que o SPAC possui uma tradição sem igual no país. Enquanto outros clubes têm optado por investir em suas equipes de alto rendimento, o time do Socorro segue acreditando firmemente que o desenvolvimento do rugby no Brasil passa pela sua popularização entre os jovens.

As clínicas de rugby podem ocorrer tanto no período regular, durante as aulas de Educação Física, como após o horário de classe, na forma de atividade extracurricular. O espaço tampouco é problema! As iniciações ocorrem normalmente nas escolas que apenas possuem quadras de piso duro, sem quaisquer desvantagens em relação às sessões nos gramados. A equipe fixa do projeto é composta por Leandro Gevaerd, coordenador das equipes de base do SPAC, e Eduardo Paulino. Porém, é comum que atletas das equipes principais masculina e feminina participem das clínicas, auxiliando nos exercícios e transmitindo aos jovens o espírito de solidariedade que permeia o rugby e o clube. Dessa forma, além de aprender uma nova modalidade, que está em franca expansão no país e no mundo, os alunos acabam conhecendo atletas olímpicos, como Paulinha Ishibashi, Arthur Bergo, André Luiz, e outros tantos campeões brasileiros.

Portanto, professores e coordenadores esportivos, entrem em contato conosco e agendem uma visita do SPAC Rugby à sua escola! Ofereça a seus estudantes essa oportunidade única e, quem sabe, em breve eles estarão lhe pedindo para jogar rugby todo dia.

Ensinando a pescar

Faz parte do escopo do projeto compartilhar nosso conhecimento sobre o rugby com os professores dos colégios parceiros, para que a modalidade possa fazer parte do currículo regular da entidade. Dessa forma, os educadores têm condições de dar continuidade ao trabalho iniciado nas clínicas, promovendo sessões periódicas de rugby escolar em suas aulas.

SPAC in Schools

Além dos conhecimentos técnicos e táticos, damos especial ênfase ao potencial pedagógico do rugby. Algumas características que lhe são peculiares, tais como o caráter destacadamente coletivo do jogo, a diversidade de biótipos que participam e, até mesmo, o contato físico intenso, reservam-no um espaço particular entre os esportes. O resultado é a difusão intensa e constante de valores como respeito, disciplina, companheirismo, integridade e solidariedade.

Isso ocorre não apenas entre os jovens praticantes. Do mais alto escalão esportivo e administrativo, até os clubes formadores de cada país, passando pelos torcedores do mundo todo, a comunidade do rugby se rege por tais princípios. Diferentemente do que ocorre em outros esportes, acredita-se que os adversários, juízes, treinadores… enfim, todos aqueles envolvidos, são igualmente essenciais à realização do jogo e, por isso, devemos ser sempre gratos a eles.

São lições que o rugby oferece à educação das crianças e à criação de um mundo melhor!

Cleaver2
SPAC in Schools SIC
Colégio Sta Maria
Colégio Sta Maria
Colégio Sta Maria

Demos

Layout

Boxed
Wide

Background Image