O rugby

Criado em 1823 na cidade de Rugby, na Inglaterra, o esporte foi regulado pela primeira vez em 1845 e espalhou-se pelo mundo por meio, principalmente, dos imigrantes britânicos. Em 1924, ele fez sua primeira aparição olímpica, em Paris, na modalidade para 15 jogadores. Apesar de sua grande popularidade em países como Inglaterra, França, Irlanda, Argentina, África do Sul, Nova Zelândia e outros mais, a modalidade resistiu por muito tempo ao profissionalismo. As três primeiras copas do mundo, que foram organizadas respectivamente em 1987, 1991 e 1995, foram disputadas inteiramente por amadores! Então, após o sucesso estrondoso da copa na África do Sul, utilizada por Mandela para iniciar o processo de reunificação do país após décadas de apartheid, nasceu o rugby union profissional.

Pintura de um dos jogos de William Webb Ellis, por volta de 1823.
Rugby School, 1859 - Créditos: Rugby School

Hoje em dia, ele é praticado em mais de 120 países e conta com 3,2 milhões de jogadores registrados. Além disso, a Copa do Mundo de Rugby é o terceiro evento esportivo mais popular do mundo, atrás apenas das Olimpíadas e da Copa do Mundo de Futebol. Em 2011, ele passou a integrar os Jogos Pan-Americanos e, em 2016, no Rio de Janeiro, fez seu retorno magistral às Olimpíadas!

Amistoso Brasil vs França (1974) - Copyright Agência Estado
Sul-Americano de 1971 - Montevidéu, Uruguai - Copyright Agência Estado

Os valores

Uma das coisas que torna o rugby tão especial é a variedade de biótipos e habilidades requeridos em campo. Jogadores altos, gordos, rápidos, fortes, inteligentes, baixos… ninguém fica de fora! Há uma função para cada um e, com tamanha complexidade, é necessária muita disciplina e companheirismo por parte dos praticantes. Dificilmente você encontrará um esporte em que o viés coletivo está mais ressaltado do que no rugby.

Liderança, estratégia, comprometimento, espírito de grupo, trabalho em equipe, planejamento… são muitos os valores e comportamentos que habitam o mundo do rugby. Entre eles, a World Rugby, organização que lidera o esporte a nível internacional, escolheu 5 para sintetizar aquilo que não pode faltar a nenhum de nossos praticantes:

Integridade

Disciplina

Paixão

Respeito

Solidariedade

Brasil vs Argentina no Sul-Americano de 1973, em São Paulo - Copyright Agência Estado

Demos

Layout

Boxed
Wide

Background Image